As terapias integrativas estão intimamente ligadas à saúde mental. E este é um assunto em evidência, já que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior número de pessoas com ansiedade e depressão.
Vale ressaltar que as terapias integrativas são ferramentas complementares aos tratamentos médicos tradicionais (sem a finalidade de substituí-los). Elas visam promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, além de prevenir diversas doenças e amenizar sintomas, até mesmo em casos crônicos.
O setor tem o reconhecimento do Ministério da Saúde e é classificado como “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (PICS).
Alguns benefícios das terapias integrativas:
– Ressignifica as dores emocionais.
– Trabalha as emoções de forma positiva.
– Promove bem-estar e alegria.
– Eleva a autoestima.
– Incentiva a mudança do estilo de vida.
– Integra o indivíduo nos níveis emocional, mental, físico e espiritual.
– Auxilia a restabelecer a saúde.
– Reequilibra a energia.
– Melhora os relacionamentos.
– Promove a longevidade.
– Atua de maneira natural e não invasiva.
– Aumenta a disposição para trabalhar, estudar e realizar outras atividades.
Terapias integrativas oferecidas:
Sobre mim
Sou Patrícia Arantes e minha missão é ajudar as pessoas a se autoconhecer e ressignificar suas dores para ter qualidade de vida e paz interior. Como terapeuta integrativa, percebo o ser humano em sua totalidade, ou seja, em todos os aspectos que compõem a sua existência: físico, emocional, mental e espiritual. Por isso me identifico tanto com as terapias integrativas.
Na área terapêutica, possuo formação em Psicanálise (Sociedade Paulista de Psicanálise – jun/2009), Terapia Holística (Instituto Saber Consciente – ago/2021), Terapia Quântica (A.B. Instituto de Inteligência Emocional – maio/2022), entre outras capacitações. Mas foi na busca por entender e aprender a lidar com minhas dores emocionais que tudo começou. Na terapia, encontrei o suporte que precisava para me auxiliar.
Sempre me interessei pelo aspecto corporal com foco no bem-estar e saúde. Assim, também me graduei em Educação Física (Universidade Ibirapuera – dez/2000).
O chamado e a vontade de ajudar as pessoas a terem qualidade de vida e paz interior me levaram a trabalhar com indivíduos e grupos através das terapias integrativas, o que me realiza imensamente.
Em constante estudo e aprimoramento, acredito que sempre temos muito que aprender, inclusive sobre nós mesmos, pois só o autoconhecimento liberta e promove uma vida mais saudável e feliz.
Gratidão, luz e amor, 🌻🙏🏼
Patrícia Arantes – Terapeuta integrativa